Mulheres negras estão fora do cinema nacional, aponta Pesquisa

sábado, 27 de setembro de 2014 0 comentários
Tanto nas telas de cinema, quanto por trás das câmeras, as mulheres negras são minoria. Mesmo sendo a maior parte da população feminina brasileira (51,7% segundo o IBGE), a cada dez filmes produzidos no Brasil, em apenas dois há representantes negras.

Pesquisa realizada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), “A cara do Cinema Nacional”, aponta que pardas e pretas não estão inclusas nos filmes nacionais de maior bilheteria. E que em apenas 4% dos elencos principais são preenchidos por elas.

Hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 53% dos brasileiros se autodeclaram pretos ou pardos, ou seja, as produções de longa metragem não refletem de fato a realidade do Brasil e optam por retratar estereótipos.

A pesquisa ainda expõe que no país a baixa representatividade de mulheres na esfera cinematográfica (nos filmes de maior bilheteria ocupam apenas 14% dos cargos de direção e 26% dos postos de roteiristas) e a quase invisível participação de negras no elenco são distorções e reproduzem uma visão irreal da sociedade brasileira.  

*Infográfico retirado do site http://www.ebc.com.br


E você, o que pensa sobre isso? Concorda com a pesquisa feita pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro? Conte-nos sua opinião! 


Texto: Gabriela Oliveira

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Bellum Produções | TNB