Neorrealismo Italiano e as mulheres

domingo, 4 de maio de 2014 0 comentários
A história do cinema é marcada pelo surgimento de diversos movimentos de vanguarda que combinaram características técnicas e estéticas para criar uma corrente de linguagem nas produções artísticas de certa época. Uma das principais vanguardas foi o Neorrealismo Italiano, marcado pelo fiel retrato da realidade social e econômica do período pós Segunda Guerra Mundial na Itália.

Anna Magnani em Roma, Cidade Aberta (1954)
Um filme considerado marco inicial do movimento foi Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini (1945). A produção mostra a capital italiana sob o domínio nazista. A história é sobre Giorgio Manfredi (Marcello Pagliero), um engenheiro comunista, e chefe do Comité de Libertação Nacional que se esconde na casa de Francesco (Francesco Grandjacquet), um operário que prestes a se casar com Pina (Anna Magnani).

Como é de se esperar, pela proposta da vanguarda, o longa é filmado nas ruas, em plena luz do dia e com atores não profissionais, mas a representação das personagens é muito intensa e o papel da mulher é essencial para a trama. A personagem de Anna Magnani, principalmente, representa toda a superioridade e importância da mulher no combate ao regime. 

Atualmente os traços do cinema neorrealista italiano ainda estão presentes em produções que mostram o cotidiano real de um povo, por isso este movimento de vanguarda pode ser um grande aliado à luta diária das mulheres.

Texto por: Ana Luiza Souza

0 comentários:

Postar um comentário

 

©Copyright 2011 Bellum Produções | TNB